[ARQUITETURA ORIENTADA A EVENTOS] Onde está o Event Sourcing na Figura 3.20

Eu não conhecia o Event Sourcing, apenas ouvia falar, lendo o livro, entendi que Event Sourcing é quando consumimos uma fila, e quando um evento for publicado, invés de apenas rodar um update no banco, gravamos um registro novo para manter histórico

Fiquei um pouco confuso na parte sobre CQRS com Event Sourcing, eu consegui enxergar perfeitamente o uso do Event Sourcing na Figura 3.19, pois o próprio broker de eventos está fazendo o papel do banco de dados de escrita, utilizando um broker com persistent messaging (conf. pag 46), ou seja, quando pedido envia um evento, o broker grava o registro do evento, e assim temos o histórico…

Mas eu não fui capaz de enxergar na Figura 3.20 onde está o Event Sourcing, justamente porque os dados não estão sendo armazenados, o broker NÃO está armazenando a sequência dos eventos, e Event Sourcing é sobre manter histórico…

Imagens retiradas da página 80 e 81

Olá Arthur. A recomendação no geral NÃO é usar o broker como banco de dados (armazenar o “event store”). Essa sequencia de imagens está relacionado ao uso do ES com CQRS, demostrando a possibilidade de manter o “event store” no próprio broker (como o Kafka) ou em uma base de dados (Normalmente NOSQL). Nessa última imagem, manteríamos o “event store” do pedido na base de dados do pedido.

1 curtida