Dúvida com o início de programação em JAVA!

Olá.
Amigos,comecei o estudo de programação e adquiri recentemente o “lógica de programação”,já estou no fim.Agora,segundo apurei em diversos fóruns e comunidades de programação vou continuar o estudo com a linguagem JAVA.Pesquisando sobre os livros para comprar,me deparei com a “coleção use a cabeça” e com o “Desbravando Java e Orientação a Objetos,um guia para o iniciante da linguagem”,aqui mesmo da casa do código.Minha dúvida é a seguinte:meu objetivo final é desenvolver um aplicativo que rode tanto no IOS,android e windowsphone,ou seja,nos principais do mercado,mas não apenas esses citados.Quero saber se o livro que citei aqui da casa do código vai me orientar no início,e se não,por favor me deem sugestões para iniciar.Aproveito o espaço para perguntar se estou realmente no caminho certo para atingir meu objetivo,já citado aqui…
Agradeço respostas e sugestões,abraços.

Você aprendeu lógica de programação, ok. Agora precisa aplicar isso em uma linguagem real, Java pode ser uma opção. Porém vamos ao seu objetivo que é “desenvolver um aplicativo que rode tanto no IOS,android e windowsphone”. Com isso em mente você pretende criar uma aplicação híbrida? Quer que o mesmo aplicativo rode em todos? Se sim, aconselharia partir para algum livro de JavaScript.
Um bom livro pra iniciar seria este, que já ensina lógica já com JavaScript. https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-programacao
A partir daí você tem que estudar mais sobre HTML e CSS e partir para desenvolver seu aplicativo em soluções como PhoneGap. E aí cairia bem este outro livro. https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-cordova-phonegap

Dê uma boa olhada nos sumários e veja se atende o que precisa. Abs.

Obrigado pela resposta,Frederico.Já estava achando que não seria respondido.Bem,na verdade eu aprendi lógica de programação exatamente com esse livro que você me indicou,comprei aqui na casa do código mesmo.Quanto ao meu objetivo,sim,quero que ele seja híbrido e possa rodar em todas as plataformas que mencionei.Vou estudar mais sobre HTML e CSS sim,porém já até comprei o livro de Java da famosa série “use a cabeça”.Quero o máximo de estudo e informação que puder para ser mais e mais capacitado sempre.Pelo que olhei na sinopse,o Cordova é exatamente o que eu quero.Uma última dúvida apenas:Eu preciso saber várias linguagens para o desenvolvimento do app,ou se eu tiver uma boa lógica,conhecimento em Java,Javascript e esse Cordova já é suficiente ? Qual seria o melhor,algumas pessoas falaram pra estudar tudo isso e além disso,Python,C,C+,o Swift da apple,e o Java para Android e alguma outras.O que acha ? E sem querer ser chato,mas ouvi dizer que pra programar o app pra IOS eu preciso de um software que só roda nos pcs da Apple,é verdade isso ? Sabe do que se trata ?
Obrigado pela resposta,abraço.

Então, vai com calma. Dizem que “só muda a sintaxe” de uma linguagem pra outra mas não é bem assim. No início aconselho ter foco em uma só e quando tiver uma base legal, ter criado alguns projetos reais, aí sim buscar aprender outra linguagem. Pode experimentar sim algumas, mas escolha uma pra começar a se aprofundar.
JavaScript é uma linguagem muito usada hoje em dia e você pode desenvolver com ela desde apps desktop (Node.JS), web (Node.JS) e mobile (Cordova). Além de ser utilizada em quase todas apps web seja com backend em Java, .Net, Pyhton, Ruby e etc.

Para desenvolver sua app mobile híbrida, que é seu objetivo, você precisa somente de JavaScript, não precisa de nenhuma outra linguagem, então foque no Cordova no momento.
Pra desenvolver apps nativas que só rodam em Android você precisaria do Java.
Pra desenvolver apps nativas que só rodam em iOS você precisaria do Swift.
No seu caso, apenas o JavaScript resolve. E quanto ao pc da Apple, sim, pra distribuir sua app para sistemas iOS você precisa de um pc Apple. A alternativa mais em conta seria um Mac Mini, que é apenas uma “CPU” e você conecta o teclado, monitor e etc.

Saindo um pouco das tecnologias que mencionei, te aconselho dar uma olhada no Meteor. É um framework baseado no Node.JS pra desenvolver apps web e mobile. É muito produtivo e tbm é integrado ao Cordova pra fazer a parte mobile. Pra variar, tem livro de Meteor na Casa do Código. O site e documentação oficial dele tbm são legais.
Mas imagino que o Cordova seja o caminho pra você no momento.

Frederico,muito obrigado pela ajuda.
Vou seguir seus conselhos,vou me aprimorar no JavaScript e na lógica,já dei uma olhada também no resto e acho que estou conseguindo entender melhor todo esse mundo da programação.De qualquer forma muito obrigado mesmo pela ajuda,abraço.

1 curtida