[GitHub] Usar o Git no Eclipse e no Netbeans

Boa noite,

É necessário instalar a versão do Git no desktop para também utilizar o plugin do Git nas IDEs ? Alguém já utilizou Git diretamente nas IDEs? Vale a pena ?

Obrigado.

O plugin de Git do Eclipse usa uma implementação do Git embutida, feita totalmente em Java.

Recomendo utilizar o Git em linha de comando, como descrito no livro, para ficar bem familiar com os conceitos. Algumas coisas, como remover arquivos ou tirar da área de stage, são bem chatos na linha de comando.

Quanto estiver bem familiarizado com os conceitos, pense em usar o plugin do Git do Eclipse. Ele facilita bastante algumas coisas.

Porém, pessoalmente, eu uso pela linha de comando mesmo. :smiley:

Obrigado pela dica Alexandre.

Fiz um teste hoje pela manhã com o Git nativo do NetBeans 8.2. Consegui atualizar o repositório remoto, porém apenas por “forced”.

Vou seguir sua sugestão e instalar o Git Bash.

Mas para projetos já em Git pelas IDEs, eu consigo utilizar também a mesma pasta através da linha de comando pelo Git Bash ?

Pergunto porque foi criado através do NetBeans, a pasta oculta .git

Abs e mais uma vez, obrigado.

Sim, é possível utilizar a IDE pra algumas coisas e a linha de comando para outras. No fim das contas, os plugins da IDE fazem o mesmo que você faria pela linha de comando.

Sobre a pasta oculta .git, há uma explicação no capítulo 3 (Trabalhando com repositório local):

Observem que foi criado um subdiretório oculto chamado .git na pasta moveis. Esse subdiretório é um repositório do Git completo, que conterá todo o histórico de alterações dos arquivos, entre outras coisas.