Projeto: automatizar confecção da escala de serviço

Olá! Eu li o livro Orientação a Objetos, de Thiago Leite e Carvalho e agora estou tentando utilizar os conceitos que aprendi no meu projeto pessoal. Sou programador por hobby e estudo Python há 1 ano.

Aqueles que puderem e quiserem ajudar, por favor não escrevam código para mim. Apenas me mostrem o caminho, pois eu quero aprender programação. Obrigado! :wink:

Para acompanhar, as imagens estão no arquivo abaixo (só posso mandar 1 foto no post, por ser novo usuário :cry:):

Em Python, quero desenvolver o seguinte programa para automatizar a escala de serviço no meu setor de trabalho:

Eis algumas considerações:

  1. Todo dia tem 1 piloto de serviço;
  2. Existem 4 tipos de “quadrinhos” que devem ser computados: escala preta (dia útil - exceto o último da semana), escala vermelha (final de semana), escala amarela (último dia útil da semana) e escala roxa (carnaval, natal e ano novo);
  3. Em dias úteis, a troca do serviço ocorre 12h. O piloto que assume o serviço 12h passa o serviço 12h do dia seguinte;
  4. Em dias não úteis, a troca do serviço ocorre 8h.

O programa deve:

  1. escalar 1 piloto por dia, de acordo com os quadrinhos (quem tem menos quadrinho tem prioridade para ser escalado) e de acordo com a antiguidade (se os quadrinhos estiverem iguais, o piloto mais moderno tem prioridade para ser escalado);
  2. antes de escalar o piloto, o programa deve, além de considerar os quadrinhos, considerar a tabela de indisponibilidade. O usuário deve inserir a indisponibilidade dos pilotos e o programa não pode escalar um piloto indisponível para aquele dia;
  3. o programa deve, preferencialmente, dar um intervalo de 2 dias para escalar o mesmo piloto novamente, independente dos quadrinhos/antiguidade - a não ser que não exista mais pilotos disponíveis para o serviço;
  4. a escala é confeccionada todo fim de mês, para o mês seguinte;