[livro COMEÇANDO COM LINUX] - instalando e configurando PHP

No livro Começando com Linux, do Daniel Romero, o item 8.4 fala sobre instalação e configuração do PHP, mas usa o php5. Eu tentei o comando indicado no livro e o terminal retornou

O pacote php5 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

O pacote php5-mysql não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

Pesquisando na internet, descobri o comando $ sudo apt-cache search php e vi que o php7.0 é o que está em vigor (se é que pode-se dizer assim).

Dessa forma, fiz a instalação com o comando $ sudo apt-get install php7.0 php-pear php7.0-mysql e deu certo.

Entretanto, o livro segue editando o arquivo php.ini. A localização desse arquivo está diferente no meu computador, provavelmente por ter instalado o php7.0. Com a busca no diretório, vi que tem 2 arquivos php.ini, 1 em /etc/php/7.0/cli e 1 em /etc/php/7.0/fpm.

Qual deles devo editar? Além disso, a edição do livro está correta ou deve ser diferente, em função da instalação do php7.0?

Olá Bruno, tudo bem ?
Qual a versão da distribuição linux que você está usando ?

Eu uso UBUNTU 16.04 LTS.

Bem, infelizmente na versão 16.04 ele já não disponibiliza mais o php 5 nos repositórios oficiais (usado como exemplo no livro).

Acredito também que o php 7 tenha sofrido varias mudanças em comparação com a versão 5.