[laravel-php] Livro do Laravel é desastroso

Estou decepcionado.
comprei o livro sobre laravel, não trabalho com frameworks para php.
trabalho pouco com php e queria melhorar meu código…
estou lá, empolgado com o livro…
mas logo acabou a empolgação…
o livro é cheio de erros… coisas tolas, como nomes de variáveis trocadas, pastas com nome diferente toda hora, induzindo você ao erro. e para completar, meteram um desafio lá para eu me virar e fazer justamente o método mais complicado, que era o de update. acho isso uma baixaria…
se eu compro um livro, quero realmente aprender uma maneira de realizar um trabalho, e não ficar enfrentando desafios… se eu soubesse que a temática se desenvolveria dessa forma, NUNCA teria comprado o livro. Se arrependimento matasse, estaria morto. Pena a Novatec Ainda não ter livros de Laravel.

1 curtida

Também comprei esse livro e não gostei. Ele foi o motivo de eu ter desistido de aprender PHP e partir para o Meteor, que estou adorando.

Porque será que ninguém da casa do código respondeu? E o autor do livro? Pensei que este fórum fosse para que os autores dos livros tivessem uma plataforma melhor para interagir com seus clientes. Claro que o fórum serve também para ajudarmos uns aos outros, mas os autores deveriam ficar atentos a esse tipo de reclamação que só cabe a eles dar uma resposta.
Se eu comprasse um livro no qual ele contivesse um erro absurdo de erros técnicos certamente pediria um reembolso.

Eu, infelizmente iniciei essa discussão.
O livro sequer traz o básico sobre relacionamentos. Muitos erros. Em fim… Recomendo os cursos do laracast. Mil vezes mais fáceis, ótima didática, e aborda muitas coisas interessantes… E o melhor. É de graça… (tem que saber inglês)

Oi Tiago, Gracyane e Luiz.

Sou o Rodrigo Turini, autor do livro de Laravel.

Como o tópico não estava com a tag do livro, que é #laravel-php, não recebi nenhuma notificação e também não estava visível nas minhas listas, por esse motivo vocês não tiveram uma resposta mais rápida.

Agradeço pelo feedback e sinto muito pelo conteúdo ter desapontado vocês. Ele já está passando por uma nova revisão e recebendo pequenas atualizações e melhorias constantemente.

Muito obrigado pelo feedback

É sempre chato ter que fazer críticas pesadas, especialmente quando o autor do livro está participando da discussão. Mas creio que isso seja necessário e fará bem inclusive a ele: o livro é muito ruim.

Logo no final da página 23 encontrei um erro que, sinceramente, dá vontade de pedir o dinheiro de volta:

Ao explicar a respeito de como apagar a tabela produto, lemos: " Para isso, basta acessar o MySQL e executar a instrução: DROP TABLE produtos;"

Mas em nenhum momento do livro é citado rigorosamente NADA sobre o MySQL ou a criação de alguma tabela! Simplesmente nada, nem mesmo é solicitado que ao leitor tenha instalado o MySQL na sua máquina! Você tem que simplesmente deduzir o que está ocorrendo!

Isso é um erro imperdoável!

Já na pagina seguinte (24) o autor pede para o leitor executar o comando “php artisan migrate” para migrar os dados para a tabela. Eu sequer precisei executar o comando porque é ÓBVIO que isso jamais vai funcionar pois o autor inacreditavelmente “esqueceu” de citar que o leitor deve instalar o MySQL, criar uma tabela, (de que tipo? Qual chave? Tanto faz? Não sei, o autor não falou nada!) e também faltou explicar COMO o Lavadel vai se conectar com o MySQL (como o tal comando “migrate” sabe ONDE ESTÁ MINHA TABELA?! Pelo amor de Deus, explicar esse tipo de coisa vai além do básico, basta ter lido 2 livros de programação na vida pra saber que existe uma ordem básica dos passos que não foi respeitada nesse livro)

E o autor ainda tem coragem de dizer no início que esse livro pode ser utilizando por quem nunca programou uma linha de código sequer?? Isso é ridículo! Tenho 13 anos de experiência (grande parte justamente em PHP/MySQL) e estou mais perdido que cego em tiroteio nesse livro.

Desafio o autor do livro fazer algo que ele devia ter realizado antes de ter publicado o livro: siga passo a passo seu livro e veja se seu código vai rodar. Eu posso te garantir que você não passa da página 23.

O honesto aqui é que seja feita uma revisão completa em tudo, da primeira última parte. E acho mais que justo que quem confio na empresa e gastou dinheiro comprando esse livro receba essa revisão em sinal de respeito e como um pedido de desculpa. Porque, honestamente, isso aqui jamais pode ser chamado de um livro profissional.

Reboot, bom argumento. O livro não fala sobre relacionamentos, não ensina
a fazer o deploy da aplicação. Explica nada sobre helpers, em fim… Não
quero mais criticar. Eu paguei na época, 70 e poucos reais nele e me
arrependi. Recomendo que vc de uma olhada nos cursos gratuitos do laracast.
Eu realmente aprendi laravel por lá.

Então, Tiago… eu chego a ficar constrangido em falar tal mal desse livro. Pagamos um valor bem considerável, não é qualquer apostila grátis que encontramos na internet… mas enfim, corri o risco e dificilmente compro qualquer coisa nesse site novamente.

Você pode me indicar o link exato do curso que você se referiu? Seria esse aqui? :

Um abraço e muito obrigado,

1 curtida

Vc pode começar por exatamente esse daí. Depois pode procurar o outro de
laravel 5.3 e 5.2

Tiago, muito obrigado. Já iniciei os estudos pelos links que você passou! Dei uma rápida olhada e vi que o material é parece realmente muito bom!

É incrível quando o cara não consegue fazer um método update (algo ridículo de fácil) e logo em seguida coloca a culpa no autor. kkkkkk Realmente você não entendeu o capítulo 10 kkkkkk.

É incrível como consegui aprender em outro site, e mais incrível ainda,
que vc foi o único que veio aqui escrever isso. Além de ser extremamente
arrogante ao se referir a minha limitação, como algo ridículo de fácil…
Parabéns praça. Se tivesse uma empresa, vc estaria fora do meu staff

kkkk Eu nem dou moral se você vai abrir uma empresa ou não pois se suas limitações envolvem falta de conhecimento total em SQL, active records x ORM, facades, design patterns e eloquent, duvido muito se seu staff teria algum tipo de relevância. Até porque o mercado cresce constantemente, se você não consegue acompanhar as tendências do mercado, não adianta nada ficar em fórum discutindo ser uma “baixaria” o fato de não conseguir atualizar um registro de uma simples tabela do banco. kkkkkkkkkkkkk

Gostei do livro do Rodrigo Turini, simples e direto. Não se deve condenar a obra pela falta de detalhes nos assuntos adjacentes, pois estes são pré-requisitos obrigatórios. Achei interessante a trilha iniciar-se pelas rotas, ao invés de começar pelo modelo como em obras similares.
Parabéns ao autor.

Apesar de ler o que está aqui no forum, não cheguei a acreditar que o livro poderia, ser tao ruim assim. Infelizmente tenho que concordar com todos os feedbacks do forum. O livro em 99% das vezes passa a informação pela metade do que deve ser realmente feito. A parte mais interessante do livro para mim que era a autenticação e segurança infelizmente não funciona. O livro em nenhum momento passou a informação da necessidade de usar comando básicos do Laravel como: “php artisan make:auth” para a criação de Autenticação e ativação da funcionalidade. Resumindo, não consigo entender por que a Casa do Código ainda permite que um livro com tanto erros, e conteúdo incompleto permaneça ainda disponível para compra. Infelizmente depois desse livro estou ate desanimado de adquirir outros como Spring, JSF, JPA entre outros.

O livro não é todo ruim, acredito que faltou um pouco focar mais no Laravel e menos nas tecnologias que o tornam viável.
Quando comprei o livro de Laravel, esperei encontrar realmente algo somente sobre o Laravel, como trabalhar corretamente com o MVC, utilização de outras camadas, o uso e vantagens do artisan e das migrations.
No meu ponto de vista, faltou focar mais no usuário que já conhece o PHP e querem tirar o melhor proveito do Laravel.
O aplicativo de modelo foi uma excelente escolha, devido poder utilizar todos os tipos de relacionamentos possíveis.
Porém novamente mal utilizado.
Apesar de não ter gostado muito do livro, ele já me foi útil algumas vezes.
Parabéns pelo livro Rodrigo, é muito fácil pegar um produto pronto e apontar os erros, mas, ninguém sabe o que se passa até chegar aonde chegou. Que sirva de aprendizado e te ajude a cada vez mais, nos proporcionar um conteúdo melhor para os estudos.

As versões posteriores do Laravel 5.1 é só digitar no cmd php artisan make:auth que tudo será resolvido.

Eu gostei do livro, não sabia nada de Laravel e o livro me deu uma boa noção. O livro apresenta alguns erros de ortografia de variáveis e pastas mas que nada diminui o aprendizado. A didática achei muito boa e quanto ao Update tem que ser assim mesmo com desafio se for para botar a mão no queixo e ficar passando as paginas apenas lendo não aprende nunca. Achei o livro pela internet, mas como estou aprendendo com ele e consegui uma boa noção resolvi comprá-lo também para ajudar ao Autor.

Vendo umas críticas tão pesadas assim, não podia de deixar um feedback como também leitor do livro.

Quando eu li o livro, que foi emprestado de um amigo, eu já sabia o básico do Laravel, para isso o livro foi muito bom, aprendi algumas coisas novas com ele, confesso que não li 100%, pois pulei partes das quais eu já sabia bem mas no resto me auxiliou bastante para entender de fato o Laravel, e com umas dicas extras, sei que para quem compra nunca está bom o suficiente, mas vale destacar que é um livro e não uma documentação, pois se fosse iria ter tamanho semelhante ao da bíblia.

Então parabéns ao autor pela obra.

Obrigado e faço minhas tuas palavras Thiago! Sou Arquiteto de soluções web, pos graduado em SOA pela FIAP. Trabalho com JAVA aproximadamente à 8 anos, PHP antes disso “como é o natural”, OBJECTIVE-C e SWIFT pra desenvolvimento de app’s. Ja utilizei todo tipo de framework que imaginem e o Laravel entrou pra mim como uma chance a esta linguagem que permite seguir em frente “mesmo com erros”. Eu juro que mau comecei o livro e quase desisti do framework por que logo de cara o autor pede pra você fazer metade das coisas estruturais pelo site da Laravel! kkkk. Realmente, deixar de lado o deploy é um absurdo mas, pior que tudo isso é virem defender! Caramba bixo! Voce achou seu tempo e dinheiro aonde? Estou usando o livro como anexo didático por que a frente de aprendizado não da pra partir dele. Infelizmente! Sinto muito mas decepciona! Cade as boas e velhas apostilas da CAELUM? E foi so por que vi no blog da CAELUM que comprei o livro! Ah! Nota: Fiz arquitetura java na Caelum tbm … ja foi mais interessante ein! Amo o VRaptor! Lucas … ajuda aeeee