Livro de MEAN - Full stack JavaScript para aplicações web com MongoDB, Express, Angular e Node

Boa tarde galera,

sou novo aqui e gostaria de uma ajuda de vocês.

Seguinte, trabalho atualmente como desenvolvedor Front End, e estou correndo atrás para aprender Angular.js

Ainda sei apenas o básico e queria saber se esse livro MEAN iria me ajudar a aprender mais sobre Angular.js

Fico no aguardo galera. Abraços.

Olá Gustavo, sou Flávio Almeida, autor do livro.

Para quem está começando com Angular versão 1.X o livro é um excelente começo, porém não esqueça que ele aborda quatro tecnologias, sendo assim, é claro que não esgotei todo o assunto deste framework MVC criado pela Google.

Talvez, melhor do que eu dizer qualquer coisa, uma olhada na ementa do livro pode ser esclarecedora. Eu abordo módulos, controllers, diretivas, serviços, Ajax, interceptadores, data binding, testes de unidade com Karma e testes de aceitação com Protractor.

Mas como você quer algo apenas do Angular, pode ser que o ritmo do livro, intercalando entre outras tecnologias pode acabar tornando mais lenta sua aprendizagem. Isso porque costuro passo a passo essas quatro tecnologias da MEAN Stack gradativamente.

Veja direitinho, com muita calma se realmente o conjunto da obra pode ajudá-lo. Ficaria muito triste e você comprasse o livro e ele não atendesse suas expectativas.

Outra outra opção é o treinamento online

Este treinamento também foi feito por este autor e foca apenas no Angular. Todo backend é dado pronto e você foca apenas no Angular (isso pode ser uma vantagem se vc não lida com backend).

E se ainda assim, você quiser ficar fera no backend, fiz outro treinamento que ensina a MEAN criando o backend do curso de Angular do Alura:

Lá abordo a parte de interceptadores do Angular

Bom, os caminhos são esses, espero ter ajudado, mas sei que no final a decisão é sua.

Abraço

1 curtida

Obrigado Flavio pela dica :wink: Vou ver essa opção de treinamento online. abç

Oi Flávio, boa tarde.
Empaquei na página 10 do livro.
Logo depois da instalação do Node.JS no Windows 10, 64bit tentei seguir os passos para a tarefa:

Agora, rode o script no terminal através do comando node:
node node-server
Para testar, abra a URL (http://localhost:3000) em seu navegador de
preferência. Ele deve exibir a mensagem:
Sou um servidor criado pelo Node.js!

Tive um erro
C:\Users\jonat>node node-server
module.js:341
throw err;
^

Error: Cannot find module 'C:\Users\jonat\node-server’
at Function.Module._resolveFilename (module.js:339:15)
at Function.Module._load (module.js:290:25)
at Function.Module.runMain (module.js:447:10)
at startup (node.js:139:18)
at node.js:999:3

C:\Users\jonat>

O node.js está respondendo no terminal: Node -v, npm -v respondem as versões corretas dos servidores.

E quanto testo um JS mais simples algo do tipo: console.log(‘Node is installed!’); responde corretamente no CMD

Aaaaaaaaaaaaa… também verifiquei as variáveis do PATH e tá tudo certinho

Alguém consegue me ajudar com esse erro?

Jonatas, só vi que você postou essa dúvida agora, porque usou o post de outra pessoa.

Vou te pedir para abrir um post novo com sua dúvida, combinado? Quando você aproveita o posto de outra pessoa para tirar dúvida eu não sou notificado. Mas de cara o problema é que você esta abrindo seu terminal do windows dentra da sua pasta do usuário e não está entrando dentro da pasta do projeto. É por isso que ele nunca encontra o arquivo que você criou. Você tem traquejo com terminal no Windows? É preciso abrir o terminal, entrar dentro da pasta do projeto e daí executar o comando.

Boa tarde! Flávio… Estou com o mesmo problema do colega e inclusive achei esse link pesquisando no Google, mas no meu caso a pasta está direcionada corretamente e isso aconteceu depois que instalei o express-load e até então estava rodando normalmente no localhost:3000. Aparece a seguinte mensagem:
module.js:341
throw err;
^

Error: Cannot find module 'C:\Users\Ricardo & Carmem\Desktop\meanstack\server’
at Function.Module._resolveFilename (module.js:339:15)
at Function.Module._load (module.js:290:25)
at Function.Module.runMain (module.js:447:10)
at startup (node.js:139:18)
at node.js:999:3

Abçs

Oi Ricardo. Tudo indica que você não executou o comando de iniciar o servidor dentro da pasta do projeto que contém o server.js. Você tem traquejo no terminal da sua plataforma?

Esse erro você vai receber se rodar o comando node server em qualquer diretório que não contenha o arquivo. Por exemplo, se eu abro o terminal e rodo em uma pasta que não tem o arquivo eu recebo:

Error: Cannot find module '/Users/flavioalmeida/server'
    at Function.Module._resolveFilename (module.js:325:15)
    at Function.Module._load (module.js:276:25)
    at Function.Module.runMain (module.js:441:10)
    at startup (node.js:134:18)
    at node.js:962:3
MacBook-Pro-de-Flavio:~ flavioalmeida$ 

É por isso que perguntei se você sabe usar o terminal da sua plataforma.