Livro Xamarin Forms e MVVM - Não recomendo

Não recomendo o livro, muito confuso, o código fonte não roda. O autor começa explicando bem, mas já nas primeiras paginas faz um confusão misturando IOs com Android, a proposta no inicio parece interessante, mas a medida que se avança as primeira paginas vira uma verdadeira salada tecnológica, os códigos descritos no livro não tem uma sequencia que seja plausível de se executar, quando vamos para o código disponível no github piora mais ainda a situação, pois não funciona. Muito mal elaborado o livro.

Fiquei confuso tambem porquê ele ensina a criar no Mac o teste logo apos instalar o visual studio. Mas não ensina o caminho no Windows. Devia colocar como criar no windows.

Prezado Fernando,

O autor faz uma salada tecnológica misturando Windows e Mac, e os códigos fontes que estão no Github não rodam, se você usa o que está no livro, os pedaços, ai que é que tritura tudo mesmo, infelizmente. É um livro, cujo titulo chama muito a atenção, mas o conteúdo e o material disponibilizado deixa muito a desejar. E o que mais assusta é o fato de ser um profissional que trabalha com educação em uma universidade de ponta! Lamentável.

Olá Hailton, tudo bem contigo? Bem, em primeiro lugar, quero lhe pedir desculpas pela frustração que me parece que teve com a leitura do livro. Gostaria muito que me indicasse pontualmente estas confusões que você comenta, para que eu pudesse atualizar e melhorar o trabalho.

Eu concordo contigo sobre o que você chamou de “salada tecnológica”, realmente existe uma complexidade no desenvolvimento de aplicações multiplataforma, que aos poucos vem diminuindo, mas como disse, ficaria fez se pudesse colaborar pontualmente para que eu pudesse lhe ajudar e melhorar o trabalho com suas críticas.

Quanto à sequência de implementação, acredito que possa haver alguma confusão no processo de leitura e implementação, mas novamente, me passe onde teve dificuldades, para que eu possa identificar, melhorar e quem sabe lhe auxiliar.

Em relação ao código disponível no GitHub, pode me passar o que baixou e qual a versão de seu ambiente, plataforma e se atualizou o Xamarin após abrir os projetos ou se manteve a versão que utilizei. O livro foi concluído há seis meses, pode ser que alguma mudança tecnológica tenha ocorrido e ficarei feliz em poder ajudar e atualizar.

Quanto à critica sobre o livro ser mal elaborado, lamento esta sua leitura do trabalho, mas é um material muito bem estudado e trabalho com alunos de graduação e todo o material passa por testes e avaliações deles, além de profissionais que revisam e testam todo o trabalho…

Ao final do livro, o trabalho com imagens se torna um pouco mais complexo, concordo, mas é preciso uma leitura mais atenta, não julgando seu processo de aprendizado, por favor, me entenda.

Enfim, estou aqui para ajudar e melhorar com suas críticas, caso prefira meu contato direto, o email é evertoncoimbra@gmail.com. Deixo sempre um canal aberto com todos meus alunos e leitores.

Apenas para eu me situar, você atua na área, qual formação, é estudante?

Abraços Hailton e obrigado

Olá Fernando, tudo bem? Obrigado pelo contato e peço que leia a resposta que enviei para o Hailton, reforçando que me coloco em igual posição e disponibilidade à você e a todos os leitores.

Em relação à começar no Mac, foi uma escolha pessoal, pois a plataforma é muito boa e o funcionamento é muito melhor e maior em questão de produtividade para as configurações de equipamentos que tenho.

Em relação à criação do projeto no Windows, no Capítulo 2, logo no início, em “Download e instalação” eu apresento as duas plataformas, o que você sugere para que possa melhorar sua leitura e auxiliar novos leitores?

Estou sem o PDF oficial em mãos, mas a criação de um projeto no Windows, também é tratada no capítulo 2, em um parágrafo que começa com “Vamos realizar a configuração para desenvolvimento no Windows”.

O processo de criação, tanto no Mac como Windows é realmente muito simples, mas talvez eu tenha pecado em não detalhar algo que pudesse beneficiar sua compreensão. Poderia me auxiliar pontualmente no que sentiu dificuldades?

Caso deseje, meu contato direto é evertoncoimbra@gmail.com

Forte abraço e obrigado pelas críticas

Apenas para me situar, você atua na área, qual formação, ou é estudante?

Everton

Olá novamente Hailton, respondendo pontualmente a essa sua nova mensagem. Os códigos foram testados amplamente na sequência que são exibidos no livro. Isso requer bastante atenção, que acredito que você tenha tido, e como infelizmente erros podem acontecer, pode ser que tenha alguma falha na sequência em que aponta. Poderia me dizer especificamente onde teve esta dificuldade em acompanhar o código?

Todos os exercícios foram implementados desde o início, mais de uma vez, mas falhas podem ter ficado. Agradeço muito sua colaboração para buscar melhorar estas situações apontadas por você.

Forte abraço e estou a disposição

Everton

Olá Everton. Eu consegui encontrar mas esta muito misturado os dois. Seria bom dar uma enfase maior quando for mudar de plataforma. Mas não consegui utilizar o Xamarin preview. No meu Visual studio 2017 no menu Exibir->Outras Janelas->Xamarin Forms Preview não aparece a opção Xamarin Formas Peview. Eu atuo como programador em Java mas a empresa que trabalho utiliza JSP sevlets. Tbm Delphi 7 para alguns programas antigos de lá. Mas faço freela programando em PHP, mantendo sites atualizados e dando manutenção em hospedagens CPANEL para uma agencia de publicidade de minha cidade. Já estudei muito Android com com java utilizando android Studio. Tbm estudei Ionic, e ultimamente estou estudando React Native. Comprei o livro porque na minha faculdade a linguagem de programação foi C#. Sou formado em analises e desenvolvimento de sistemas e atuo na área.

Oi Fernando. Tudo bem? Que bom ter retornado. Verei isso que comentou nestes dias e se achar interessante te mando para sugestões. Essa crítica é positiva.

Em relação ao preview, verificarei no VS. Qual a versão do seu? Pode ser que alguma mudança tenha ocorrido na plataforma desde a conclusão da escrita e liberação para venda.

Você tem conhecimento e experiência. Aposte no Xamarin. Não se arrependerá. Mas temos que ficar atentos à outras tecnologias sempre, como as nomeadas por você. Estou trabalhando em um material sobre o Ionic 4 e o próximo foco é o react native.

Tenho outro livro do Xamarin na CC que estou atualizando. Ele é de 2017. Acredito que máximo um mês estará atualizado. Ele tem outro foco.

Uma vez mais lhe agradeço a contribuição. Fico feliz que tenha encontrado o conteúdo que comentei no livro. Vou trabalhar nessa sua sugestão.

Fique à vontade para me contactar por aqui ou e-mail pessoal.

Prezado Everton,

Iniciei da área de computação em janeiro de 1982, e desde então venho estudando, aperfeiçoando e aprendendo a cada dia. Quanto a minhas graduações são Computação, Administração de empresas, Ciências biológicas e Pedagogia, todas completas, sem aproveitamento de disciplina. Tenho especializações, mestrado, e doutorando nas área de computação, administração, história, tecnologias, neuropsicologia, ciências da educação, ciências biológicas. Em relação as linguagens de programação que trabalho hoje destaco aqui, Natural (Mainframe), C, C++, C#, Assembly, Java, Asp, Perl, JavaScript, Kotlin, Sql, além das tecnologias ionic, Angular, ReactNatie, em ambientes de alta, baixa plataforma e mobile, além de tecnologias embarcadas. Assim como você, também sou professor universitário, mas isso não garante que eu tenha conhecimento de tudo, ou que consiga ler e entender tudo que me proponho a estudar, mas me dá embasamento para as criticas construtivas que fiz ao livro. Você cita seu primeiro livro, eu também já havia comprado o seu primeiro livro, apesar da mesma impressão, e da mesma forma não ter conseguido executar os fontes, optei por adquirir o novo, imaginando que pudesse ter sido recompilado, sem trazer a salada tecnológica, mas infelizmente isso não aconteceu. Quanto ao ambiente de execução, foi feito exatamente como está descrito na receita da salada tecnológica, e os fontes são os que estão disponíveis no GitHub, e mesmo assim não funciona.

Olá Hailton, obrigado pelo retorno. Realmente me estranha os comentários e a maneira a que se refere, principalmente pelo vasto conhecimento que você tem. Vários foram os leitores do primeiro livro sobre Xamarin e de todos que escrevo há mais de 18 anos.

Desde esta época, nunca chegou a mim comentários da maneira que você coloca, pejorativa e global, sem pontuar dificuldades, o que me surpreende por sua tão diversificada formação, mas, como lhe disse, se suas críticas vêm de uma forma tão genérica, sem me pontuar onde identificou o problema ou dificuldade, fica ruim de eu verificar e lhe auxiliar.

Todos os códigos funcionam perfeitamente, mas é preciso uma dedicação na leitura, pois observações e complementos estão no texto e não apenas nos códigos. É muito comum em alunos meus, tanto de graduação, quanto de mestrado e alguns que oriento em doutorado, que no afã de ver o código funcionando, não têm cuidado na leitura e acabam comentendo equívocos, os quais sempre auxilio e mostro que a solução está no livro. Como você disse, mesmo nós sendo professores, bem graduados, estamos sujeitos a equívocos em nossos processos de aprendizado, mas generalizar, não ajuda, é preciso realmente apontar onde está a dificuldade, para que quem se proponha a ajudar, tenha condições de fazer isso.

Por favor, seja pontual, me informe um projeto que baixou do Github e que não funcionou, me informe um capítulo, uma parte do livro que você tentou implementar e tenha tido dificuldades. De maneira genérica que você diz “nada funciona”, é algo que me remete a alunos iniciantes, leitores que começam e sentem dificuldades. Me passe também qual versão do VS está utilizando, qual sua plataforma de testes.

Reforçando, estou aqui para auxiliar, e aceitar suas críticas e trabalhar nelas para melhorar sempre. Se notar neste fórum, um segundo leitor me respondeu, dizendo ter identificado o que ele precisava e não tinha conseguido em uma primeira leitura e apontou de maneira positiva o que ele sentiu de difilcudades, me levando a começar, neste momento, a melhoria sugerida por ele.

Críticas são sempre bem vidas e estou aqui para auxiliar

Abraços

Oi Fernando, tudo bem? Em relação ao Preview no Windows, realmente mudou no Visual Studio. Ferramentas são assim. Evoluem. Ficou bem mais simples. Estou ajustando isso no livro. Veja o novo parágrafo e a figura em anexo.

A visualização no Visual Studio Windows é um pouco diferente, bem simples e vem ativada por padrão. Basta estar com um XAML aberto e ativo no VS e então selecionar a opção destacada na figura a seguir. Para ter a visualização iOS, é preciso que haja a conexão com um Mac. Veja a figura a seguir. Detalhes maiores são possíveis em https://docs.microsoft.com/pt-br/xamarin/xamarin-forms/xaml/xaml-previewer?tabs=windows, apenas caso queira se aprofundar.

Em relação à melhor separação quando troco de plataforma, estou submetendo à editora uma revisão, bem simples, para apreciação deles. O conteúdo está lá, mas vamos tentar torná-lo mais claro.

Uma vez mais, obrigado pela pontualidade nas dificuldades e importante contribuição.

Abração
Everton

Professor Everton. Antes de mais nada gostaria de dizer que esse é o segundo livro que compro de sua autoria. Eu tive que quebrar a cabeça para fazer o primeiro exemplo do MVVM. Vou pontua-lo a respeito da didática apresentada em seus 2 livros(relacionados a C# e Xamarin), que poderia melhorar.
O uso de sintaxes nada simples , por exemplo:
No livro Xamarin Forms e MVVM, na pagina 100, onde esta o seguinte código "
var navigationPage=new Xamarin.Forms.NavigationPage(new Vie ws.Servicos.ListagemView()); (Retirei a parte do IOS OK)
MainPage = navigationPage; } "(Sem aspas). Aqui sempre dava erro null exception. Fui analisar o código e como estou usando UWP(eu sei que só é mencionado IOS e Android) e Android simplesmente coloque o seguinte código " MainPage = new NavigationPage(new "caminho do arquivo()); e resolveu o problema. E funcionando 100% no UWP. São coisas que poderiam ser simplificadas, más, ao meu ver, deixa seu livro complexo e isso não ajuda quem está em busca de conhecimento(talvez ajude, afinal eu fui atrás e consegui resolvi o problema). De qualquer forma tente simplificar as coisas , assim o código fica simples e de fácil entendimento. Ainda não terminei de ler o livro mencionado e espero não me decepcionar como foi o outro(C# Xamarin , se não me engano).
Acredito que uma nova revisão, com as melhorias informadas, deixará seu livro mais didático. Fico no aguardo de mais conteúdo sobre C# XamarinForms . Obrigado!