[CDI] Opinião sobre o livro

Olá pessoal.

Adquiri o livro CDI - Integre as dependências e contextos do seu código Java e após leitura e algumas releituras gostaria de compartilhar com vocês minha opinião sobre o mesmo.
Não sei quanto a vocês, mas quando adquiro um livro sobre programação ou tecnologia, gosto de fazer os exemplos e exercícios propostos pelo autor para fixar o conteúdo e também para verificar se entendi bem o que está sendo mostrado.
Em geral o livro é uma boa aquisição apesar dos erros de gramática, erros de código e falta de sequenciamento dos exemplos. Mesmo tendo o autor disponibilizado os projetos no GitHub, seguindo o livro não é trivial chegar no resultado final, ou seja, um projeto funcional.
Tenho duas sugestões de melhoria para o livro:
1- Revisão gramatical do texto
2- Revisão dos exemplos de modo que os mesmo sigam um ordem cronológica e funcional.

Este foi meu segundo livro adquirido na Casa do Código e mesmo com este problemas, que não considero graves, ainda recomendo a leitura deste livro.

3 curtidas

Oi Sonnesen, antes de mais nada, muito obrigado pelo feedback, pode ter certeza que estou de olho nisso para a próxima revisão. Provavelmente devo atualizar o livro com as novidades do JavaEE 8, que está dando uma atenção boa pra CDI, com vários recursos sendo melhor integrados, e inclusive com suporte a coisas que na versão do livro eu tive que mostrar como fazer via extensão, como é o caso dos eventos assíncronos.
Quando à parte gramatical, a Casa do Código tem uma equipe que vai revisando os livros de tempos em tempos, então acredito que possa ter uma correção disso antes. Já a revisão geral dos exemplos eu devo fazer junto com a próxima versão da CDI.
Se tiver mais sugestões ou críticas, fique a vontade, a ideia é a cada revisão do livro dar uma melhorada boa, e pra isso feedback é essencial.
Obrigado novamente!

1 curtida

Boa tarde, estou tendo este mesmo problema ao adiquirir o livro JAVA EE - Aproveite toda a plataforma para construir aplicações. Não sei se é preguiça, desleixo com os leitores ou erro do autor mesmo. Não se consegue seguir os exemplos do livro para se chegar ao resultado esperado, simplesmente o autor pula partes importantes e quando vamos tentar rodar o que ele já mostrou não dá certo. Dá erro, o código falta um monte de coisas que só vamos saber se baixarmos o fonte no GIT. Pior é que nem dá pra se basear pois no GIT só tem a versão final, então acaba que não sabemos se temos que incluir o que tá lá ou se é coisas de capítulos posteriores. Uma pena, pois um livro de 17 capítulo tive que parar de acompanhar no item 4.1. Pois tive que sair enchendo de gambiarras pra fazer o código dos exemplos rodarem. Infelizmente uma pena.

1 curtida

Como anda a revisão do livro? Já saiu uma nova versão? Senão, tem alguma previsão?

Oi Gracyane, o livro foi baseado na versão 1.2 da especificação, que é a do JavaEE 7.
A versão 2.0 faz parte do JavaEE 8, mas deve ficar pronta antes. Assim que sair essa versão, vou revisar o livro.
Para ver o progresso, acompanhe a implementação de referência, que é o Weld 3.0.0, que hoje está no alpha 16.
Já tem muita coisa “pronta”, mas como a versão ainda não está fechada, muita coisa ainda fica mudando. Por isso estamos esperado o fechamento da versão para atualizar para algo mais certo.

Comprei dois livros da casa de código e ambos tem este problema, penso que o pessoal da edição/revisão, bem como os autores poderiam ter mais cuidado com estes aspectos. Apesar destes detalhes são bons livros e o melhor de tudo é ter literatura técnica atualizada em nosso idioma.

@gscordeiro Não seria melhor lançar um livro “CDI 2.0”? Creio que manter uma versão do livro referente ao CDI 1.1 é bem interessante pois há muitas implementações no mercado rodando essa versão. E eu não sei se quero atualizar meu livro para a nova versão sendo que eu trabalho com CDI 1.0… =P … Acho que tinha que ser um esquema tipo o que foi feito no Windows 10: quem já tem uma versão do livro, pode atualizá-la ou comprar a versão mais nova (pra ficar com as duas versões).