Erro ao instalar o Jenkins e dúvida na configuração do SVN pelo ubuntu

Ao começar a instalação do jenkins já tive problemas. Uso windows e ubuntu 14. Quero fazer tudo no ubuntu, porque onde vou implementar usam lá na UFJF o ubuntu em rede. Mas quero seguir primeiro o seu livro até o cap. 5 pra eu ter uma base né. Então, já tive empecilhos e preciso de sua ajuda. Seguindo os passos de instalação do Jenkins pelo terminal, na página 09 ao executar o comando pra instalar o Jenkins: sudo apt-get install jenkins, ele me aparece o seguinte:
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
O pacote jenkins não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

E: O pacote ‘jenkins’ não possui candidato para instalação

OBS: Fiz passo a passo. O que pode ser?

Aí eu parei aí e fui instalar o SVN, fiz o seguinte queria saber se tá certo. Segui passo a passo do Apêndice A e indo no navegador, consegui acessar de boa a URL http://localhost/svn/boagliorep. Aí, olhando a URL que você disponibilizou do blog do Samuel Feitosa, fui no terminal , fui dentro da pasta /svn/repos/boagliorep e executei o comando sudo svn checkout https:// github.com/boaglio/ jenkins-casadocodigo.git e baixou o projeto (essa pasta) para a pasta boagliorep. Seria isso né? Mas aí quando vou ao navegador e acesso a URL http:// localhost/svn/ boagliorep/ a pasta do projeto ¨jenkins-casadocodigo.git
¨ não aparece, mas pelo terminal tá devidamente baixada. É assim mesmo?

Favor me confirma se é essa configuração básica pro SVN e o por quê do erro ao instalar o Jenkins.

Muito obrigado.

Aguardo.

Kássio
Formando em Sistemas de Informação pelo IF Sudeste MG-JF

Olá Kássio,

O livro foi escrito em cima da versão 1, e atualmente estamos na versão 2, então existem mudanças.

Você tem duas opções: baixar a versão do livro e seguir os roteiros (sem atualizar), ou baixar a versão atual e tentar adaptar o que está no livro.

Sobre a instalação, tente usar esse tutorial: https://pkg.jenkins.io/debian-stable/

Pela sua dúvida do SVN, parece que você não conhece os conceitos básicos, e melhor entender isso bem do que sair instalando as coisas.
Tente ler a documentação oficial ou algum tutorial como esse: http://intentor.com.br/svn-conceitos-boas-praticas-dicas-de-utilizacao/

Olá,

Quanto à instalação eu consegui, no seu livro, ao final da página 08, no segundo bloco de comando, pra cadastrar a chave e o repositório do APT, está assim:

sudo sh -c ‘echo deb Debian Jenkins Packages binary/
/etc/apt/sources.list.d/jenkins.list’

Eu pensei que o sinal de maior da linha de baixo fosse uma continuação da linha de baixo, tipo sendo…debian binary/etc/apt/sources.list.d/jenkins.list’, mas não, vendo pelo (Installing Jenkins) eu entendi melhor e o sinal de maior tá junto na URL também.

Consegui instalar. Só não entendi o porque vc pede pra alterar o valor da porta, se o default é 8080 e a imagem de seu livro também está 8080. Baixei todos os plugins de uma vez. E já consigo entrar na página inicial do Jenkins.

Qualquer problema eu comento ou crio outro post.

Obrigado pela rapidez na resposta.

Kássio

Vou ter que instalar de novo com a versão 1 pra acompanhar com o livro, porque tá bem diferente e to perdido ainda agarrado no cap 3.

Boaglio,

Como faço pra instalar a versão 1?

fazendo os passos de instalar novamente, quando chego ao comando: sudo apt-get install jenkins, to colocando sudo apt-get install jenkins_1.651.2_all.deb com e sem a extensão deb e não tá indo.

Desculpa a minha ignorância.

Aguardo.

Obrigado.

Aparentemente consegui, fazendo: dpkg -i jenkins_1.651.2_all.deb

Qualquer dúvida te pergunto.

Kássio